segunda-feira, 18 de julho de 2011

Endorfina, o hormônio do prazer.

Quem pratica exercícios físicos sabe bem a sensação provocada por essa substância. Bastam alguns minutos de atividade física para nosso corpo ser inundado por endorfina, um hormônio que provoca sensação de bem-estar, euforia e relaxamento.
O alívio que a malhação provoca, faz com que tenhamos vontade de praticá-la com freqüência, como qualquer outra atividade que nos dê prazer. O responsável por todo esse êxtase é o cérebro, que reage à prática de exercícios liberando o poderoso neuro-hormônio.
Algumas pesquisas afirmam que os efeitos da endorfina são sentidos até uma ou duas horas após a sua liberação. É o que leva ao momento de tranqüilidade e paz que os atletas encontram após as atividades físicas. Outros estudos observaram aumento das dosagens desse hormônio até 72 horas após exercícios como uma maratona, por exemplo.
Por ser um "analgésico natural" leva a uma sensação de bem-estar e tranqüilidade podendo inibir o estresse. A endorfina é uma substância natural produzida pelo cérebro em resposta à atividade física, visando relaxar e preservar-nos da dor e que dá enorme prazer. Diferentemente de outras drogas, é produzida pelo próprio organismo e realmente dá prazer, despertando uma sensação de euforia, bem estar e é sinônimo de saúde.
As endorfinas melhoram a memória, o estado de espírito (bom humor); aumentam a resistência e a disposição física e mental. Além de melhorar o nosso sistema imunológico e bloquear as lesões dos vasos sanguíneos.
Quer conhecer a endorfina, o hormônio do prazer? Então mexa-se...
bem estar

Nenhum comentário:

Postar um comentário